terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Mac OS 10.5 - Leoapard
A embalagem que guarda um universo


Pode até parecer, que vou estar fazer aqui, uma apologia a nova versão sistema operacional da Apple, o Mac OS 10.5 – Leopard, mas não é isso! O nosso blog tem como objetivo o estudo da embalagem e dos fenômenos que a circundam. Daí então a necessidade de analisar sim, a embalagem do Leopard.

Antes um pouco faz-se necessário lembrar que a Apple é historicamente lembrada por sua proximidade com o design, que é uma ferramenta estratégica dessa empresa, pelo bom gosto, pela inovação e pela qualidade de seus produtos. Para tanto, ressalto somente dois itens de uma interminável lista, iMac e iPod.

A embalagem do Mac OS 10.5 – Leopard é composta por um conjunto de itens, um estojo, um compartimento que suporta o DVD, o manual e o esperado adesivo da conhecida maça mordida (a marca da Apple).

Falando do estojo em cartão triplex, a embalagem externa do Leopard, ele impressiona pela simplicidade e complexidade, paradoxal mas real. Explico, simples porque o painel frontal da embalagem mostra realmente um universo que nós estamos entrando, quando compramos este produto, a holografia e a impressão nos propõem a entrar na embalagem como em quadro renascentista, a tecnologia e qualidade aplicados para se obter um belo resultado. No verso temos as funcionalidades que o programa proporciona exposto em infográfica.


Este estojo guarda um compartimento para o DVD e o manual do Mac OS, que é um cartucho com uma aba longa contra-placada de cartão, que contém um recorte que funciona como suporte para o DVD, a observação, este compartimento não tem nenhuma parte plástica, todo ele é composto de cartão de alta qualidade de toque acetinado.

O manual segue o mesmo padrão da capa, a diferença esta na ausência da holografia, o miolo tem uma diagramação impecável, que mescla em ótima proporção imagem e texto, proporcionando informação de qualidade e fácil acesso.

Nesta embalagem, que contém um simples sistema operacional a primeira vista; se propõe a nos entregar uma jóia, que contém um universo de informações e será o veículo de milhões de outras que deverão entrar e sair dos computadores que o utilizarem. A embalagem do Mac OS 10.5 – Leopard atende plena e ricamente ao seu objetivo, de mostrar o apreço da Apple pelos seus produtos, de evidenciar a qualidade do produto que se adquirindo, se a embalagem é assim, imagina o produto!


Abraços.
José Eduardo Tavares



































Nenhum comentário: