terça-feira, 27 de julho de 2010

A difícil hora da escolha

PC ou Mac

A difícil hora da escolha

 

Durante o curso de Design de Embalagem na Estácio e ontem me fizeram a mesma pergunta então achei legal fazer este post.

Eu opinei assim, pois essa pergunta pode ser respondida em três etapas:

1 – Em relação ao Hardware:

PC e Mac podem ser diferenciados basicamente pela questão de projeto e constituição de suas peças. Podemos comparar o PC a uma colcha de retalhos, a união de componentes de vários fabricantes, e o Mac o contrário disso, peças projetadas para cada produto, poucos fornecedores, boa parte delas projetada pela própria Apple.

O que essa diferença proporciona?

Aumento na vida útil do produto, de desempenho e estabilidade operacional, características básicas que buscamos nos produtos que desejamos adquirir. Sem falar em uma relação estreita com a inovação e o design de ponta, esta parte por alguns considerada supérflua, porém decisiva para outros.

2 – Em relação a Softwares:

No caso do design gráfico a questão se direciona entre Corel e Adobe Systems. Os softwares realmente são ferramentas, e cada pessoa pode ter uma maior aceitação por um programa. No caso dos programas vetoriais, por exemplo: Corel x Illustrator, os dois tem lá seu desempenho, podendo até se equipararem em alguns pontos.

Porém, a minha opinião é, o quanto mais eu conseguir caminhar em linha, melhor! Por exemplo, uso o Illustrator, o InDesign, o Acrobat e o PhotoShop, todos da Adobe, os programas conversam melhor entre si, todos em língua nativa, outra coisa, a maioria dos meus fornecedores utilizam esses programas, o PDF é um formato “universal” e pode ser utilizado na maioria, para não dizer em todos, os sistemas de pré impressão e é o regulamentado pela ABNT... neste ponto quero facilidade e não dificuldade.

NOTA: A Adobe Systems fornece seus produtos para as duas plataformas, Mac e PC.

3 – Sistema Operacional:

Mac OS x Windows, o Mac OS é mais estável e confiável que o Windows, porque da mesma maneira que o hardware o Mac OS é desenhado principalmente para utilização de programas gráficos e quando os colocamos para rodar a sua superioridade é flagrante.

O que não impossibilita a utilização do PC como ferramenta de trabalho, porém, ele não chega a ter o mesmo desempenho do Mac ainda mais na questão as suas características multitarefa.

 

No meu caso, na empresa onde trabalho tenho um iMac de 25” 2,4 GHz Intel Core Duo, 2 GB 667 MHz DDR2 SDRAM, 300 GB HD, para o tipo de trabalho que desempenhamos aqui atende plenamente.

Em casa tenho um PC, Descktop (montado), 2,0 GHz Core Duo, 2 GB 667 MHz DDR, 250 GB HD, que esta sendo substituído por um Mac mini, rsrsrsrsrs... ;o}

Em casa e no trabalho utilizo pacotes de produtos da Adobe!

Então, optar por Mac ou PC, Coral e Adobe, estará principalmente entre dois fatores, monetário e técnico, dependendo dos seus serviços e sua necessidade você poderá fazer a sua escolha.

Mas é essa a minha opinião.

IPC: infelizmente ainda não sou patrocinado por nenhuma das empresas que mencionei acima. :o{

José Eduardo Tavares

Nenhum comentário: