sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Case Ciao Bella

 

Ciao Bella

Nova Embalagem

 

É meus queridos! Mais um bom caso para discutirmos!

 

No layout anterior a embalagem de Ciao Bella o visual era diferenciado, valorizando uma linguagem não figurativa, com informação objetiva, vinculada basicamente pela tipologia, com poucas imagens, valorizando as cores da embalagem.

 

Já o novo layout da embalagem, valoriza a linguagem figurativa, trás imagens do produto e seus componentes, com cores fortes e brilhantes, aproximando-se assim da concorrência.

 

No desenvolvimento de um projeto de embalagem vários aspectos devem ser levados em consideração alguns deles são: a história do produto, informações sobre o mercado e a concorrência, verificar qual o posicionamento da marca; tendo em mente que o consumidor é a peça mais importante no processo de consumo, pois é ele é objetivo do nosso trabalho. O consumidor é o rei, temos que entender qual o olhar do consumidor sobre o produto e entender que tipos de fatores motivam a compra do nosso publico alvo (Fábio Mestriner, Design de Embalagem – Curso Avançado, 2005).

 

Para que o processo de consumo venha a se concretizar são necessários que três principais etapas coexistam: o consumidor que necessite de determinado produto e esteja disposto a pagar pelo preço estipulado; é necessário que o produto esteja disponível em local acessível e conhecido; e também, é necessário que o consumidor tome conhecimento da existência do produto, por meio da comunicação, oferecendo o produto, tornando-o visível ao consumidor.

 

Para que essa comunicação se estabeleça é necessário conhecermos as pessoas que pertencem ao grupo que será alvo deste produto, quando nos referimos a esse grupo de consumidores, nos referimos ao nosso mercado, nos referimos a seres humanos, e conhecer os hábitos e procedimentos dos consumidores no ato de consumo de determinado tipo de produto é uma tarefa muito difícil. No entanto, temos que ter consciência que este conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de uma embalagem. O comportamento do consumidor é aquele adotado pelas pessoas que procuram, compram, usam e avaliam os produtos e serviços, e o estudo desse comportamento pode ser abreviado nas seguintes categorias: complexidade de comportamento no momento da compra; atitudes diferenciadas do consumidor diante de diferentes produtos; e causas e efeitos da persuasão sobre as pessoas (Celso Negrão, Design de embalagem: do marketing à produção, 2008).

 

Alguns consumidores comentaram bastante a mudança da embalagem do produto, principalmente pela nova estratégia adotada para o produto, quando o produto se equipara as embalagens existentes no mercado, o produto “all natural” perdeu sua identidade diferenciada, quebrando a relação com a imagem já existente do produto.

 

Portanto, conhecer, pesquisar e agradar ao consumidor são ações essenciais!

 

O que também não impede agente de ter a nossa opinião...

 

Fonte: thedieline

 

José Eduardo Tavares

Nenhum comentário: