segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Arte

1966 – Bicho de Bolso- Lygia Clarck

1959 – Livro da Criação – Lygia Pape

Please Touch

 

Aproveitando o impulso do post anterior, que propõe a participação do espectador junto à obra de arte, não pude deixar de me lembrar de Lygia Clark. Please Touch era o convite posto enfrente aos bichos em um das suas exposições, as obras dessa série foram produzidas essencialmente para interação com o expectador.

Hoje quando desenvolvemos uma embalagem, de certa maneira, é essa participação que queremos propor ao consumidor, que ele toque, experimente, participe do produto. Fabrio Mestriner costuma citar em sua obra e palestras, nós necessitamos trabalhar com os sentidos do consumidor.

Lygia Clark (1920 – 1988), Hélio Oiticica (1937 – 1980), Amilcar de Castro (1920 – 2002) e Ligia Pape (1927 – 2004) integraram  do grupo Neoconcreto, que abriu novas portas para a arte contemporânea brasileira, propondo uma maior liberdade de expressão e maior interação com o espaço e com o espectador. Os dois últimos, Amilcar e Lygia Pape, participaram ativamente de projetos gráficos importantíssimos, a reforma gráfica do Jornal do Brasil (JB) e do projeto gráfico das embalagens da Piraquê, respectivamente.

 

José Eduardo Tavares

Nenhum comentário: