sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

BNDES amplia financiamento a empresas de design de produtos e embalagens

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passa a financiar os serviços de design de produtos com o objetivo de incentivar o investimento privado em inovação. A partir de agora, empresas e empresários individuais, prestadores de serviços de design, já podem solicitar o credenciamento como fornecedores no Portal de Operações do Cartão BNDES, para oferecer serviços de design de produtos e embalagens, incluindo ergonomia e modelagem.
Tendo em vista a multiplicidade de aplicações e a utilidade desta atividade, o Cartão BNDES poderá fomentar o investimento das micro, pequenas e médias empresas (MPME) em design, contribuindo para agregar valor à produção nacional, ao mesmo tempo em que a diferencia frente à concorrência estrangeira, em especial dos países asiáticos.
Para os escritórios de design de produtos e embalagens solicitarem o credenciamento, basta acessar o site www.cartaobndes.gov.br, clicar no menu Seja um fornecedor credenciado e preencher o cadastro on-line.
A utilização do Cartão BNDES para financiar inovação começou em junho de 2009, quando foi aberta a possibilidade de contratação de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), dentre eles o design. À época, o uso estava limitado à pesquisa aplicada para o desenvolvimento de produtos e processos, contratados junto às Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) reconhecidas. A partir de agora, esta possibilidade se amplia para empresas e prestadores de serviço de design.
O Cartão BNDES diferencia-se das demais linhas e programas governamentais de apoio à inovação pela facilidade de acesso e uso, além de não exigir a elaboração de projetos. Até o momento, já foram credenciadas 74 instituições para oferecer serviços tecnológicos, que inclui também os serviços de avaliação de conformidade.
O cartão é uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado, com limite de até R$ 1 milhão por banco emissor (Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nossa Caixa e Banrisul), com prestações fixas, prazo de até 48 meses, além de taxa de juros bastante atrativa (0,99% ao mês, em fevereiro de 2010). Ele pode ser usado por MPME para adquirir itens cadastrados no Portal de Operações do Cartão BNDES.

 

Fonte: Newsletter | 205 | Notícias e informações sobre o mercado de embalagens

 

José Eduardo Tavares

A Anti-Garrafa

A Vapur, empresa norte-americana criada no segundo semestre de 2009 com a proposta de criar embalagens inovadoras para água para um público que procura alternativas às garrafas descartáveis. O primeiro produto desenvolvido pela Vapur foi batizado de Anti-Garrafa. Trata-se de uma embalagem flexível reutilizável, com tampa sport cap, que pode ser enrolada e guardada em bolsas, mochilas e até no bolso. A embalagem com capacidade para 473 mililitros é reutilizável e produzida com um polímero ultra-resistente não revelado pela empresa. O plástico permite que a Anti-Garrafa seja levada ao freezer e à máquina de lavar louças. Quando cheia, ela permanece em pé sozinha. Um mosquetão (gancho metálico) acompanha a embalagem, para que ela possa ser pendurada.

 

 

Colegas do Curso de Design de Embalagem

 

Para os colegas do Curso de Design de Embalagem, vala a pena ler com atenção e pensar no fluxo de acesso ao mercado para idéias inovadoras como discutimos em sala de aula.

 

Abraços.

 

José Eduardo Tavares

Para quem gosta muiiiiiiiito!

M&M’s para “heavy users”

 

A Mars acaba de lançar duas novas embalagens de M&M’s com mais chocolates: as versões 500 gramas e 1 quilo. O volume das novas embalagens tipo flow Pack promete ajudar na exposição no ponto-de-venda, ganhando destaque em canais como restaurantes, cafés, confeitarias e padarias.

 

Fonte: Newsletter | 205 | Notícias e informações sobre o mercado de embalagens

 

 

Acompanhando a mesma estratégia que outras empresas vem adotando,  por exemplo as engarrafadoras de refrigerantes. A Mars disponibiliza apresentações de maior volume para MM, 500 g e 1 Kg. Um das motivações para este cenário é aumentar a disponibilidade dos produtos para os clientes com um número menor de visitas ao ponto de venda.

 

De alguma forma isso acaba funcionando.

 

Abraços.

José Eduardo Tavares

 

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

9º P&D 2010 - Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design

Maior congresso na América Latina na área do Design, o P&D  está com chamadas abertas para apresentação de trabalhos e pesquisas de acadêmicos, pesquisadores, professores e estudantes. O evento será realizado de 13 a 16 de outubro, na Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo.

São aceitos três tipos de trabalhos: artigo completo (15.000 a 25.000 caracteres), artigo resumido (5.000 a 10.000 caracteres) e artigo de iniciação científica (5.000 a 10.000 caracteres).

Os artigos completos deverão apresentar resultados de pesquisa e desenvolvimento originais, preferencialmente já concluídas ou em fase de conclusão, e, caso sejam selecionados, deverão ser apresentados oralmente durante o evento.

Os artigos resumidos deverão comunicar, preferencialmente, trabalhos em fase inicial ou intermediária.

Os artigos de iniciação científica devem apresentar resultados de projetos de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação, desenvolvidas por alunos de graduação ou recém-formados. Além de artigos, serão também recebidas propostas para realização de oficinas (workshops) no primeiro dia do evento.

A submissão de artigos completos pode ser feita até 15 de março de 2010 (registro) e até 31 de março de 2010 (upload). Propostas para workshops devem ser apresentadas até 13 de abril de 2010. O resultado da seleção de artigos completos será divulgado no dia 30 de abril de 2010. O da seleção de workshops, no dia 17 de maio de 2010.

Artigos resumidos e os de iniciação científica podem ser submetidos até 31 de maio de 2010. Os resultados sairão no dia 18 de junho de 2010.

A divulgação da versão preliminar do programa será no dia 18 de junho de 2010. Os autores de trabalhos selecionados devem se inscrever no evento até 30 de julho de 2010.

A última edição recebeu cerca de 1000 participantes, vindos de 19 estados brasileiros e também do exterior.

Informações

www.ped2010.net/

Fonte: Rede Design Brasil

 

Vale à pena participar visitando o evento, as palestras são ótimas, ou mandando trabalhos.

Abraços

José Eduardo Tavares

 

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Arte, design e Embalagem (caso Piraquê)

Embalagens Piraquê foram mudadas!

 

Existe algum crime em mudar embalagens de uma linha de produtos?

 

Dependendo da forma que as coisas são feitas, pode-se se tornar um crime ou não!

 

Acho que da forma que a Piraquê fez a mudança de suas embalagens pode acabar se tornando um case como Caninha Pitu, Leite Moça... entre tantos outros. Que em determinado momento tiveram suas vendas diminuídas, perderam mercado, e tiveram que desprender um grande esforço para reconquistas seus clientes, quando conseguiram.

 

Mudar embalagens que são ícones de mercado não é uma ação fácil, ainda mais quando estamos tratando com trabalhos que foram, e ainda são considerados obras de arte. Neste caso um trabalho desenvolvido por Lygia Pape, um dos maiores nomes da arte contemporânea brasileira, junto com Hélio Oiticica, Ligia Clark, Amilcar de Castro e Frans Weissmann, todos participantes do movimento neoconcreto.

 

Assim me questiono se essa foi à melhor alternativa para mudança da embalagem?

 

Ícones de mercado devem ser tratados assim?... Como nós vamos identificar nossos produtos nas prateleiras?... Alguém nos avisou sobre isso?... E o tratamento dado as “obras de arte”(as embalagens anteriores)?...

 

Essas são perguntas que nós designers devemos nos fazer antes de entrarmos no desenvolvimento de projetos de embalagens emblemáticas, que povoam a vida de algumas gerações de clientes de alguns produtos.

 

“A embalagem do líder de mercado não muda evolui.” (Mestriner, Design de Embalagem – Avançado)

 

Isto tudo para que na se caia numa questão de gosto, ou achismo, mas para que se tenha principalmente respeito pelo bom trabalho, pela boa embalagem e pela história do produto em si, que são patrimônios do fabricante. Pois o designer de embalagem deve zelar pela imagem do produto, respeitando a identidade do produto e fabricante, sem que sua história se perca, isso sem nos esquecermos do impacto que esse tipo de mudança pode proporcionar no desempenho do produto no mercado.

 

Acho que faltou no mínimo tato para se fazer essa mudança, torço que para que seja lançada uma linha com o layout “clássico”, para que Lygia Pape e os consumidores sejam respeitados.

 

Abraços.

 

José Eduardo Tavares

Não deixem de comentar.

 

Matéria informada por: Leandro Sanges

Fonte: Pitadinhas

 

 

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Adorei!

Hahahahahahahahaha! Muito bom!

José Eduardo Tavares

Meus parabéns a todos nós!

Hoje é comemorado o dia do Designer, toma-se essa data (05 de Novembro) como referência devido ao nascimento de um dos maiores designers de nosso país, Aluísio Magalhães (1927 – 1982).

Alcançou sucesso em seus escritório de design M+N+P, que depois vem a se chamar PVDI, produziu grandes projetos como a marca da Petrobras. Teve como sócios nomes como: Luiz Fernando Noronha, Artur Lício Pontual, Joaquim Redig e Rafael Rodrigues.

Foi também membro fundador d'O Gráfico Amador, uma private press que, através de suas experiências tipográficas, teve influência significativa sobre o moderno design gráfico brasileiro.

Aluísio se destacou não somente no plano do design, mas também como político, pois foi Secretário Geral Ministério da Cultura, também fez parte do corpo técnico do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e na educação sendo fundador e professor na ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro).

Que a criatividade e o bom gosto nunca nos falte!

Abraços.

José Eduardo Tavares

PS: para os que tiverem possilidade de acesso, os laudos técnicos de Aluísio no IPHAN são verdadeiras obras de arte.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Inovação sem apelação!

Desenhado por Alex Creamer, um estudante do Reino Unido, o NYC Spaghetti.

 

 

Olha que barato essa embalagem!

 

Faz uma escultura com o produto! Caramba muito maneiro!

 

Inovou sem apelar, somente com recurso de cartonagem, muito F...era.

 

 

José Eduardo Tavares
Senior Package Developer

 

 

Contribuição: Leandro Sanges

Fonte: Marketing na Cozinha

Curso de Desenvolvimento de Embalagem

Caros colegas,
A Universidade Estácio de Sá me proporciona novamente o prazer de ministrar o Curso de Desenvolvimento de Embalagem no projeto de Cursos de Férias.
Até o momento temos previsão para duas turmas, uma no campus Akxe (Barra da Tijuca) e outra no campus Presidente Vargas (Centro do Rio).
Assim, os colegas que se interessarem podem acessar o site para maiores informações.




















Abraços.

José Eduardo Tavares
Senior Package Developer

O Mundo sem Embalagem

É minha gente como seria o mundo sem a embalagem!

Alguém tem noção de como seria essa realidade...

Vejam um exemplo.



José Eduardo Tavares