terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Com minitampa, uma megaeconomia

Como temas recorrentes em nossas vidas nas últimas semanas, a crise econômica mundial e questão ambiental e da sustentabilidade também estão presentes nas questões que envolvem o desenvolvimento de embalagem.

 

As minitampas são uma boa solução, que envolve criatividade, visão e audácia no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias, visando a manutenção e o crescimento dos negócio de uma maneira mais consciente e sustentável.

 

Somente para citar uma outra iniciativa no mesmo sentido, a Natura utiliza uma política de refilar seus produtos (dispor para o mercado refis para reabastecer o mercado), o que impacta diretamente em uma situação de economia de materiais, dentre outros benefícios. Isso demonstra uma visão avançada da questão da sustentabilidade no desenvolvimento dos seus negócios.

 

Apreciem a matéria.

 

Abraços.

José Eduardo Tavares
Designer de Embalagem

Com minitampa, uma megaeconomia

Pode parecer pouco, mas 1,5 grama a menos numa embalagem pode fazer uma tremenda diferença para empresas colossais como a Coca-Cola Brasil. O peso indica a quantidade de resina que a companhia economizará, na terminação de cada garrafa de PET de seus refrigerantes, por meio da adoção de uma nova tampa plástica de rosca, com perfil mais baixo. Aguardada há meses, a alteração desencantou em novembro, na fábrica de Spaipa, de Marília (SP). Em janeiro, outra franqueada da Coca-Cola, a Guararapes, o Recife, iniciará a utilização da nova tampa. Outras engarrafadoras das bebidas da marca serão gradualmente engolfadas pela iniciativa.

O catalisador do projeto é a Xtra-Lok mini, da CSI – Closures Systems International (antiga divisão de embalagens da Alcoa). Trata-se de uma tampa de polipropileno que, por se basear no padrão de rosca PCO 1881, mais enxuto, resulta em desenhos de bocais de garrafas com no mínimo 32% menos material empregado. Com ela, a garrafa de PET de 600 mililitros dos refrigerantes da Coca-Cola perde 4 milímetros de altura e passa a pesar 26 gramas, contra 28 gramas da garrafa anterior.

“Essa operação responsável ainda tem como aspecto positivo a conseqüência natural de trazer economia financeira para a empresa, em um claro sinal de como as iniciativas de sustentabilidade podem ser viáveis do ponto de vista do negócio”, declara José Mauro de Moraes, diretor de meio ambiente da Coca-Cola Brasil. Moraes lembra que, em quase vinte anos, a empresa conseguiu reduzir o peso das suas embalagens de PET em cerca de 17%.

A estimativa é de que até 2012 a redução de 600 mililitros renda material equivalente à produção de 120 milhões de garrafas de 2 litros. Estas últimas, aliás, deverão ser as próximas a migrar para a Xtra-Lok mini.

Além de garantir economia de resina PET, a tampa – capaz de ser aplicada em garrafas de até 2,5 litros – tem também outros atrativos. “Ela tem design diferenciado, em forma de coroa, que facilita o manuseio, e liner para suportar altas temperaturas, evitando perda de carbonatação nas exposições ao calor, durante o transporte”, ressalta Gilmar Souza, gerente comercial da CSI.

(Fonte: Revista EmbalagemMarca, nº 113, pág. 20, janeiro de 2009)

Nenhum comentário: