terça-feira, 26 de maio de 2009

Braskem e Cromex anunciam parceria

O caminho é longo e necessita de iniciativas sérias para que a suatentabilidade venha a participar integralmente de nossas vidas. Algumas empresas brasileiras vem investindo seriamente neste sentido, e a Braskem é uma delas tendo como carro chefe o plástico verde, o primeiro plástico verde do mundo.

 

Lembro aqui os conceitos básicos para um empreendimento ser considerado sustentável:

 

·         Ser ecologicamente correto;

 

·         Ser economicamente viável;

 

·         Ser socialmente justo;

 

·         e ser culturalmente aceito.

 

 

Em outras palavras, hoje instituições e/ou pessoas, devem cultivar a consciência de sua responsabilidade com o bem estar da sociedade, economia e meio ambiente. Essa consciência se inicia na vizinhança da casa onde moramos e se estende por nossa atividade profissional, no momento em que consumimos produtos e serviços, em resumo, o conceito de sustentabilidade deve ser colocado em todos os momentos de nossa vida e na continuidade de todas as nossas atividades.

 

Ter o conceito sustentabilidade em mente, é um dos pilares fundamentais para o designer de embalagem.

 

Abraços, boa leitura e fiquem a vontade para comentar.

 

José Eduardo Tavares

 

Braskem e Cromex anunciam parceria

 

A Braskem e a Cromex fecharam uma parceria para o desenvolvimento de produtos especiais. Caberá a Cromex desenvolver produtos específicos para o polietileno verde, feito pela Braskem a partir do etanol de cana-de-açúcar. As substâncias conferirão ao plástico características como barreira aos raios UVs, antiestática e antifogo, respeitando sempre as propriedades de sustentabilidade do produto.

O polietileno verde da Braskem é o primeiro feito a partir de etanol de cana-de-açúcar certificado mundialmente. A companhia investiu R$ 500 milhões na fábrica no Polo de Triunfo, no Rio Grande do Sul, para a produção anual de 200 mil toneladas do produto, podendo chegar a 400 mil toneladas.

A Cromex desenvolverá também uma gama de cores que vai desde as opacas e transparentes até as mais elaboradas, como o perolado e o metalizado. O objetivo é atender os principais mercados que demandam o plástico verde, como as indústrias automobilística, de brinquedos, cosméticos e higiene pessoal, embalagens, entre outros.

A parceria entre Braskem e Cromex coloca, mais uma vez, o Brasil em posição de destaque quando o assunto é pioneirismo, inovação e sustentabilidade. O plástico verde da Braskem é reconhecido mundialmente como inovação relevante à sociedade ganhando o prêmio máximo da Bioplastics Awards 2007 na Alemanha do setor em inovação de bioplásticos.

 

Fonte: Pack, 17 de abril de 2009

 

 

Nenhum comentário: