sexta-feira, 29 de maio de 2009

Tem gente saindo do quadrado!

Embalagem interativa para amostras grátis

 

Para promover e divulgar a nova pílula anti-acne Clearasil nos Estados Unidos, a Reckitt Benckiser adotou embalagens criativas para suas amostras grátis. A parte frontal dos blisters distribuídos aos consumidores estampavam a frase “Esta pode ser a última vez”. O verso das embalagens tinham desenhos de partes de rostos e a assinatura “O fim da acne começa com Clearasil”. O movimento de abrir o comprimido simulava o de espremer uma espinha.

 

Fonte: Newsletter | 172 | Notícias e informações sobre o mercado de embalagens

 

 

É meus queridos! Tem gente saindo do quadrado!

 

E o melhor, sem perder de vista valores como ética, compromisso com a qualidade do produto, produtividade... mas levando muito a sério a divulgação de seus produtos, de suas marcas e de sua propaganda institucional.

 

Assim quero colocar uma questão: a embalagem de produtos de venda livre deve somente atender as funções básicas de conter, proteger e transpostar?

 

Nã, claro que não!

 

Fazendo uma análise das embalagens que hora encontramos no mercado, verificamos claramente a subutilização da maioria das embalagens. Em raros casos a embalagem e aproveitada em toda a sua potencialidade e riquesa.

 

A embalagem em “... seus novos atributos tornam-se mais ampla e complexa... Sendo assim, podemos definir embalagem como: um sistema cuja função técnica e comercial e tem como objetivos acondicionar, proteger (desde o processo de produção até o consumo), informar, identificar, promover e vender um produto.” (NEGRÃO, 2008, p29).

 

Porém, existem algumas instituições deste mercado que já se deram conta da potencialidade da embalagem como instrumento uso/consumo/eficiência, como instrumento de marketing institucional e como agente de pré e pós-vendas.

 

Como um conjunto de ações nesse sentido, as indústrias podem aproximar sua embalagem do conceito de quinto P do marketing mix do produto. A embalagem poderá desempenhar todas as suas funções com plenitude diante de suas principais etapas de consumo:

 

1) fazendo pré-venda do produto por propagranda institucional, conhecimento da marca do fabricante, no PDV (ponto de venda).

 

2) diante do prescritor, atuando como ferramente de marketing institucional, de identificação e informação, em conjunto com a presença do propagandista;

 

3) junto ao mercado, proporcionando informação e identificação do produto e do fabricante;

 

4) junto ao consumidor, proporciondo funcionalidade, segurança e conforto para o consumo; maior qualidade de uso/consumo/eficiência que a concorrência.

 

5) junto ao mercado, fazendo a função de pós-vendas do produto, informando SAC, web site, prolongando a ação do produto junto ao consumidor de uma forma mais ativa.

 

Algumas industrias nacionais e multinaicionais tem investido na valorização de suas marcas, as vezes isoladamente, e por outras vezes em conjunto com suas embalagens. Essa iniciativas tem obtido sucesso, não somente na propaganda (fixação da marca na memória do consumidor), mas também na consequente elevação de vendas e na valorização da imagem da impresa.

 

A Reckitt Benckiser internacional tem uma iniciativa importante produzindo este tipo de material, com esse padrão e se torna diferencial para o mercado. A Reckitt Benckiser comercializa no Brasil produtos das linhas Veja, Poliflor, Veet, Vanish entre outros.

 

Aguardo os comentários.

José Eduardo Tavares

 

 

 

 

Nenhum comentário: