sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Brasil terá padrão único de RFID

Exemplo de Tag RFID

 

O Ministério da Ciência e Tecnologia apresentou um projeto, em parceria com o Ministério da Fazenda, para criar um padrão único no país para uso de etiquetas RFID (identificação por radiofreqüência), as etiquetas inteligentes. Os dois ministérios e as secretarias de fazenda estaduais assinaram acordo de cooperação para a criação do Sistema de Identificação, Rastreamento e Autenticação de Mercadorias, o Brasil-ID.

Um sistema único facilitaria às empresas comprovarem que estão emitindo notas-fiscais de todos os produtos que fazem circular no país e, por outro lado, daria aos órgãos arrecadadores uma ferramenta a mais para combater a sonegação de impostos.

O chip RFID que poderá ser incorporado nos materiais dos produtos manufaturados no Brasil, em cartões, em embalagens e em papel. O chip RFID brasileiro também poderá ser utilizado para a identificação, rastreamento e transporte de documentos fiscais.

A implementação do projeto começa através de uma fase piloto em alguns Estados selecionados para esta fase inicial. Nesses Estados, as empresas estão se organizando com as Secretarias de Fazenda para experimentar a tecnologia dentro de um exercício real que cobre toda a cadeia de manufatura, de distribuição e venda de produtos.

 

Fonte: Newsletter | 187 | EmbalagemMarca

 

Estar na ponta em relação a tecnologia normalmente é interessante.

Porém, é necessário que a iniciativa esteja alinhada com as políticas

das entidades internacionais que se destinam a padronizar estas

novas tecnologias, tal como a GS1. Para que não fiquemos isolados

e nossos produtos tenham dificuldade de aceitação devido a uma

tecnologia própria.

 

José Eduardo Tavares

Nenhum comentário: