quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Também vale dar uma olhadinha em arte!

(Garden of Earthly Delight)

Óleo sobre madeira (220 × 195 cm) 1500

Museu Nacional do Prado, Madri

 

Jheronimus Bosch (1453 – 1516) – artista devoto e ligado a Igreja Católica na idade média. Diferencia-se dos seus contemporâneos pelo tom mais claro e “agressivo” de suas obras, que destacam o pecado e a tentação, porém mantém a característica didática das obras de arte daquele momento, que estão principalmente ligadas aos preceitos da Igreja de Roma.

 

Na minha visão arte e design de embalagem em vários momentos se encontram e tem os mesmo propósitos.

Então a paritr de hoje vou tentar trazer algumas obras de arte para mesclar um pouco dos dois assuntos e buscar seus pontos de contato.

Podemos começar com Bosch, ele se destacou principalmente pela sua questão autoral, conteporâneo de van Eyck, porém, com estilos opostos. No caso a missão de Bosch era catequisar a grande massa católica que assistia as missas, mas não sabiam ler nem entendiam o latim.

A questão didatica de suas obras é exemplar, uma aula de comunicação, uma obra bem direcionada e formadora de opinião.

Tudo que uma embalagem busca fazer hoje, capturar o olhar do consumidor e informar, porém hoje é necessário ser rápido e preciso.

 

Gostou!? Não gostou!? Faça seu comentário.

 

José Eduardo Tavares

Um comentário:

Pedro disse...

Olá, professor!
Realmente, muito boa essa padronização nas bulas. Já estava na hora de acabar com a bagunça que estava. E agora o desafio é remodelar as embalagens para acondicionar essas novas bulas...
Grande abraço e parabéns pelo blog!