sexta-feira, 25 de abril de 2014

Design - Produção Gráfica

Trama formada pelos pontos de retícula resultantes a separação de cores.


Design – Produção Gráfica

Sistemas de impressão

Impressão gráfica é o meio de reprodução e multiplicação de um original pela transferencia de tinta de uma matriz, pressionada para uma superfície de impressão (papel, plástico, alumínio, vidro...).

Para a embalagem, empregam-se principalmente quatro processos de impressão:

·         Offset

·         Rotogravura

·         Flexografia

·         Serigrafia

Os diversos processos diferem em suas características qualitativas e econômicas, esses fatores devem ser considerados ao especificar qual o mais adequado para um programa de embalagens. Elemento determinante da definição dos diversos processos é a matriz. Existem, basicamente quatro tipo de matrizes, que requerem equipamentos e procedimentos distintos.

Uma matriz possui área de impressão e não-impressão. A utilização de uma matriz cujas áreas de impressão estão num plano mais elevado que as áreas de não impressão chama-se impressão relevo (flexografia).

Quando as áreas de impressão e de não-impressão estão num mesmo plano, o processo se chama planografico (offset). A matriz em que as áreas de impressão estão mais rebaixadas que as áreas de não-impressão, chama-se impressão gravada (rotogravura). A matrizes cujas áreas de impressão estão vazadas e no mesmo plano que as áreas de não-impressão, vedadas, chama-se impressão estêncil (serigrafia).

O processo de conversão do original na preparação das matrizes, hoje envolve um aparato tecnológico que pode ainda envolver a revelação fotográfica do fotolito até a geração da chapa de impressão Offset via CTP (Computer To Plate), o mais importante é que o designer deve conhecer detalhadamente o processo que seu fornecedor utiliza para assim preparar seu original adequadamente para a geração da matriz.

Para impressão a cores é necessário decompor original colorido nas 3 cores primárias que, em impressão correspondem a amarelo, ciano e magenta. Além destas 3, o preto é usado como cor auxiliar para obtenção de melhor contraste e definição.

Isto, para os casos que não se usam cores especiais, onde são acidionados filmes complementares para cada cor adicional. Para se ter um controle melhor na aplicação das cores, normalmente se usam as cores Pantone®, que são referência internacional de padrão de cores.

A impressão a cores é resultado da impressão sucessiva das cores básicas de impressão. O conjunto de matrizes é feito de tal modo que cada uma imprime determinada densidade de cor que, em combinação com as outras, resulta nas cores do original. A produção de uma impressão a cores é resultado das seguintes fases.

  • Seleção do original nas cores básicas
  • Gravação das matrizes
  • Impressão sucessiva mas matrizes

A qualidade visual do material impresso pode ser aferida tomando como base o padrão de qualidade técnica de impressão usada. Nesta avaliação podem ser considerados defeitos na seleção de cor mediante confronto com o original e na gravação da matriz, registro descentrados, distribuição desigual de tinta, entupimentos e borrões, tiragem excessiva.

Nenhum comentário: