sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Diversos - Nascapas

Muito legal o blog nascapas.

Vale visitar, abraços!

Fonte: nascapas

José Eduardo Tavares

Embalagem - Diet Coke

Nova série de embalagens lançadas nos Estados Unidos.

Fonte: Lovely Package

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Frases - William Shakespeare

"Em tempo de paz convém ao homem serenidade e humildade; mas quando estoura a guerra deve agir como um tigre!"

William Shakespeare (1554 – 1616): Dramaturgo e poeta inglês, William Shakespeare é reconhecido como o maior dramaturgo de todos os tempos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Embalagem - SX Liquors

A família SX – “A sua bebida Sexy!”

Uma nova linha de bebidas destinadas aos “exigentes consumidores do sexo feminino”, SX apareceu em uma garrafa sensualmente contornada. A garrafa, fornecida pela Pavisa do México em tamanhos de 750 mL e 1 L, sugerem o movimento e a paixão para a dança latina, e a infusão exótica dos sabores dentro inspirados pela América Latina. Desenvolvido por SX Latin Liquors de Fort Lauderdale, FL/EUA, a marca conta com uma garrafa, projetada por 4sight inc, com um movimento feminino fluindo.

A garrafa inteira, exceto por um pequeno painel claro, é fosca, assemelhando-se  a um vestido com um corte frontal sedutor. A tampa de prata em estilo moderno, fornecida pela Tapones, apresenta uma rolha artificial embutida em uma tampa moldada por injeção, tornando a fácil de remover.

Gráficos simples, na parte superior da garrafa, logo abaixo da tampa, incluem um código  tipográfico de cores vermelhas para SX-chachacha, amarelo para SX-samba, e verde para SX-calypso, que se casa com o logotipo com os três produtos. Greg Stewart da Ingenuity Design projetou o logotipo que imita o formato fluindo da garrafa, fazendo um combinado da forma de “S” e “X”.

 

Fonte: Best in Packaging

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Embalagem - EYE-DROP

Projeto brasileiro recebe prêmio IDEA nos EUA

EYE-DROP, aplicador para soluções oftálmicas, desenvolvido pelos designers Sidney Rufca, Gustavo Camargo e equipe da Vanguard Design, recebeu na última semana o reconhecimento do sucesso do projeto e da importância do design para a área da saúde. O produto foi consagrado na edição 2011 do IDEA – International Design Excellence Award, premiação que acontece anualmente nos EUA e destaca os melhores e mais inovadores projetos em diversas categorias.
Recebendo o prêmio na categoria “Medical & Scientific Products, o EYE-DROP foi desenvolvido para facilitar a aplicação do colírio, evitando desperdícios e garantindo a eficiência do tratamento e, consequentemente, preservando a saúde e a visão dos usuários. “Observando os pacientes que utilizam soluções oftálmicas, percebemos que muitos deles apresentavam dificuldade ou aplicavam o produto de forma inadequada”, destaca Sidney Rufca, designer responsável pelo desenvolvimento do projeto. Diversos estudos levaram a Vanguard Design a desenvolver um produto simples, prático e de baixo custo, que atendesse as características dimensionais da grande maioria dos frascos das soluções oftálmicas.
O principal objetivo do EYE-DROP é preservar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes e usuários de colírios, em especial nos casos onde a aplicação e a posologia correta são fatores determinantes no sucesso do tratamento, como no caso do glaucoma, doença que compromete irreversivelmente a visão. Atualmente no Brasil, um milhão de pessoas são portadoras de glaucoma e o tratamento para 90% dos casos é a aplicação correta do colírio recomendado pelo oftalmologista. Além do glaucoma, outras patologias exigem a aplicação correta da medicação como no caso de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos (cataratas, refrativas), alergias e olho seco. A previsão é que o produto esteja disponível no mercado ainda no final deste ano, com preço médio de R$2,00.
EYE-DROP: Como funciona? O EYE-DROP é fácil de usar e pode ser manuseado com apenas uma das mãos. O produto é apoiado próximo a pálpebra inferior, movimentando-a levemente para baixo. Em seguida, apoia-se o outro lado sobre o supercílio e o aplicador está pronto para ser utilizado. Sua haste flexível, quando pressionada, coloca o frasco do colírio na posição exata para aplicação. O produto, ainda dispõe de um conceito de movimentação da haste que garante a segurança no momento do uso. Quando a haste com o frasco é movimentada para baixo, uma superfície na própria peça limita o movimento, evitando que o frasco toque o globo ocular. A tampa do frasco também pode ser removida ou colocada com o aplicador acoplado.
Sobre a premiação IDEA – International Design Excellence Award
Considerado o mais importante prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, o IDEA - International Design Excellence Award foi criado em 1980 com o objetivo de valorizar os profissionais do mercado e destacar a importância do design no desenvolvimento de diversos setores. Reconhecido internacionalmente como o “Oscar do Design” consagra, há mais de 30 anos, a excelência no design de produtos, na área da sustentabilidade, design de embalagem e projetos conceituais, entre outros. Para a edição 2011, foram selecionados 20 grandes nomes da área do design e formadores de opinião, que avaliaram projetos de 39 países. Os premiados foram conhecidos no último dia 30 de junho. A cerimônia oficial de entrega acontecerá na segunda quinzena de setembro, em New Orleans, EUA.
O prêmio também realiza anualmente uma etapa brasileira, o IDEA Brasil, que chega a sua quarta edição, reconhecido como um dos mais renomados e representativos prêmios do setor. Os vencedores da etapa brasileira serão conhecidos na cerimônia prevista para acontecer no final do mês de agosto.
Fonte: RM Press

Frases - Steve Jobs

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz.”
Steven Paul Jobs (1955 — 2011) inventor, empresário e magnata americano no setor da informática.

Reciclagem + Design - Lixeira Reciclável

Lixeira que não precisa de saco de lixo

Uma idéia bem interessante esta criada pelos designers Riccardo Nannini, Domenico Orefice e Emanuele Pizzolorusso. Se trata do cesto de lixo chamado de Fabriano, que parece aqueles papéis de brigadeiro e  possui 40 camadas de sacolas de papel descartáveis que podem ser usadas no lugar dos sacos. O bacana é que este papel também é material reciclado.

 

Fonte: Não identifica

Embalagem - Duracell

Um projeto promocional muito bacana feito por Spencer Bigum para a Duracell. Nela eles usam robôs, droids, androides e outras referências da ficção científica, que supostamente poderiam usar pilhas alcalinas, e montaram as caixinhas. A embalagem é 100% reciclada e usa a parte interna da embalagem original, tipo do avesso.

 

Fonte: Design on the Rocks

Branding - Direitos Humanos

ONGs de Direitos Humanos agora tem uma nova Marca
Isso mesmo, para quem não sabia, estava rolando um concurso que iria escolher a marca para as organizações dos Direitos Humanos no mundo todo e a marca vencedora foi a “Free as a man”, do designer sérvio Predrag Stakic,  que tem uma mão estilizada de forma a formar também uma pomba, símbolo universal da paz. O efeito foi conseguido graças a um jogo de positivo negativo, confiram nas imagens do dia da revelação da marca.
Fonte: Design on the Rocks

Homenagem - Chegou mais um inverno!

Chegou mais um Inverno!
O frio e a palidez das folhas caindo ao chão, hoje refletem não a chegada da “estação inverno”, mas um inverno intelectual, onde a inventividade e o poder de modificação estarão meio que adormecidos, letárgicos.
O exemplo foi dado, foi-se uma das maiores personalidades da era digital.
A passagem de Steve Jobs será sentida como foram sentidas a passagem de tantos outros personagens insubstituíveis, tais como os contemporâneos, Ayrton Senna e Michael Jackson, que aqui estiveram e marcaram presença entre nós.
NOTA: Para os que gostam de discursos e histórias de vida, vejam o discurso de Jobs na formatura de Stanford em 2005.
Abraços.
José Eduardo Tavares