quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Embalagem - EYE-DROP

Projeto brasileiro recebe prêmio IDEA nos EUA

EYE-DROP, aplicador para soluções oftálmicas, desenvolvido pelos designers Sidney Rufca, Gustavo Camargo e equipe da Vanguard Design, recebeu na última semana o reconhecimento do sucesso do projeto e da importância do design para a área da saúde. O produto foi consagrado na edição 2011 do IDEA – International Design Excellence Award, premiação que acontece anualmente nos EUA e destaca os melhores e mais inovadores projetos em diversas categorias.
Recebendo o prêmio na categoria “Medical & Scientific Products, o EYE-DROP foi desenvolvido para facilitar a aplicação do colírio, evitando desperdícios e garantindo a eficiência do tratamento e, consequentemente, preservando a saúde e a visão dos usuários. “Observando os pacientes que utilizam soluções oftálmicas, percebemos que muitos deles apresentavam dificuldade ou aplicavam o produto de forma inadequada”, destaca Sidney Rufca, designer responsável pelo desenvolvimento do projeto. Diversos estudos levaram a Vanguard Design a desenvolver um produto simples, prático e de baixo custo, que atendesse as características dimensionais da grande maioria dos frascos das soluções oftálmicas.
O principal objetivo do EYE-DROP é preservar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes e usuários de colírios, em especial nos casos onde a aplicação e a posologia correta são fatores determinantes no sucesso do tratamento, como no caso do glaucoma, doença que compromete irreversivelmente a visão. Atualmente no Brasil, um milhão de pessoas são portadoras de glaucoma e o tratamento para 90% dos casos é a aplicação correta do colírio recomendado pelo oftalmologista. Além do glaucoma, outras patologias exigem a aplicação correta da medicação como no caso de procedimentos cirúrgicos oftalmológicos (cataratas, refrativas), alergias e olho seco. A previsão é que o produto esteja disponível no mercado ainda no final deste ano, com preço médio de R$2,00.
EYE-DROP: Como funciona? O EYE-DROP é fácil de usar e pode ser manuseado com apenas uma das mãos. O produto é apoiado próximo a pálpebra inferior, movimentando-a levemente para baixo. Em seguida, apoia-se o outro lado sobre o supercílio e o aplicador está pronto para ser utilizado. Sua haste flexível, quando pressionada, coloca o frasco do colírio na posição exata para aplicação. O produto, ainda dispõe de um conceito de movimentação da haste que garante a segurança no momento do uso. Quando a haste com o frasco é movimentada para baixo, uma superfície na própria peça limita o movimento, evitando que o frasco toque o globo ocular. A tampa do frasco também pode ser removida ou colocada com o aplicador acoplado.
Sobre a premiação IDEA – International Design Excellence Award
Considerado o mais importante prêmio de design dos Estados Unidos e um dos maiores do mundo, o IDEA - International Design Excellence Award foi criado em 1980 com o objetivo de valorizar os profissionais do mercado e destacar a importância do design no desenvolvimento de diversos setores. Reconhecido internacionalmente como o “Oscar do Design” consagra, há mais de 30 anos, a excelência no design de produtos, na área da sustentabilidade, design de embalagem e projetos conceituais, entre outros. Para a edição 2011, foram selecionados 20 grandes nomes da área do design e formadores de opinião, que avaliaram projetos de 39 países. Os premiados foram conhecidos no último dia 30 de junho. A cerimônia oficial de entrega acontecerá na segunda quinzena de setembro, em New Orleans, EUA.
O prêmio também realiza anualmente uma etapa brasileira, o IDEA Brasil, que chega a sua quarta edição, reconhecido como um dos mais renomados e representativos prêmios do setor. Os vencedores da etapa brasileira serão conhecidos na cerimônia prevista para acontecer no final do mês de agosto.
Fonte: RM Press

Nenhum comentário: