sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Exposições - Rubens Gerchman

Beijo – 1989

Concurso de Miss – 1965

 

CAIXA Cultural SP apresenta mostra “Rubens Gerchman “

A CAIXA Cultural SP apresenta a mostra “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”, no centro da capital paulista. A exposição reúne 22 serigrafias realizadas pelo artista nos cinco últimos anos de sua vida, período em que viveu na cidade de São Paulo. A mostra patrocinada pela Caixa Econômica Federal é realizada pela Arte Impressa em parceria com o Instituto Rubens Gerchman, com curadoria de Enock Sacramento, produção de Cláudia Lopes e está documentada em catálogo de 36 páginas.

Essas 22 obras recentes foram editadas em São Paulo pela Papel Assinado, de Pedro Paulo Mendes e Teca Lacerda; dez delas pertencem à série Beijos, oito à Série “Banco de trás”; as quatro restantes enfocam ciclistas, surf e praia, temas recorrentes na obra de Gerchman. Foram incluídas ainda como referências de trabalhos realizados anteriormente, quatro outras gravuras de Gerchman: dois “Bancos de trás”, de 1981; “Gramática”, dos anos 70, para aludir à série de suas esculturas com palavras (Cartilha no superlativo) e à sua produção litográfica; e “Lindonéia”, realizada a partir da obra “Lindonéia, a Gioconda do Subúrbio”, de 1966, obra emblemática da produção do artista.
“O conjunto dessas serigrafias remete a boa parte do trabalho pictórico que Rubens Gerchman realizou ao longo de seu percurso artístico. Trata-se de uma contribuição para compreender o rico e complexo universo conceitual e plástico do artista carioca. Ele nos instiga a aprofundar a pesquisa sobre a produção gráfica gravada de Gerchman, que tem na litografia a expressão mais pungente de seu gesto criador”, complementa o curador Enock Sacramento.


SERVIÇO:
Exposição “Rubens Gerchman: Os Últimos Anos”
Abertura para convidados e imprensa: dia 10 de setembro de 2011, às 11h
Visitação: de 10 de setembro a 13 de novembro de 2011
Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 21h.
Local: CAIXA Cultural São Paulo (Sé) - Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas: (11) 3321-4400
Acesso para pessoas com necessidades especiais
Entrada: franca
Recomendação etária: livre
Patrocínio: Caixa Econômica Federal

Fonte: Caixa Cultural

Nenhum comentário: