sexta-feira, 15 de abril de 2011

Artigos - UnBoxing 2



Mac Original, primeiro computador a apresentar o mouse como periférico.

UnBoxing
2 - O Design de Embalagem e o UnBoxing
 “Desenvolveram-se as civilizações, veio o mercantilismo, e com ele, a busca frenética das especiarias, as longas viagens a as grandes descobertas: A Rota do Cabo para as Índias e as Américas, um Novo Mundo, do outro lado do Mundo. Mas, a rigor, foi particularmente com a Revolução Industrial, após a invenção da máquina a vapor, que a embalagem adquiriu complexidade. Mais do que as distâncias, foi à velocidade de circulação das mercadorias que mais exigiu proteção e cuidado no transporte e na distribuição de alimentos, tecidos, máquinas, bens de uso...” (Negrão, 2008).
Historicamente a embalagem se desenvolve a cabo das necessidades dos produtos, dos consumidores e do mercado em si. Tecnicamente a abertura da embalagem sempre foi encarada, até certo ponto como um fato normal, que necessitava de atenção direcionada para sua funcionalidade. Tecnicamente o UnBoxing deve ser planejado como fato que irá acontecer nas mãos do consumidor. Para que se tenha sucesso nessa etapa é necessário ter atenção para a inclusão de manuais e textos, sinalização para forma correta de abertura da embalagem, instruções para instalação do produto pelo usuário, sequência correta de montagem e instalação, a preparação do produto e a inclusão de certificado de garantia (Carvalho, 2008).
Assim, o UnBoxing também assume a função de um apresentador do produto, mostrando como deve ser aberta a embalagem, valorizando partes mais importantes do produto, familiarizando o consumidor com a forma e os cuidados que o produto necessita, entre outros atribuições, vejamos um bom exemplo desse tipo de embalagem:
“Por exemplo, o Mac original, lançado em 1984. Naquela época, ninguém jamais havia visto algo semelhante. Era controlado por aquela coisa estranha que apontava – um mouse – e não por um teclado, como os PCs antes dele. Para familiarizar os novos usuários com o mouse, Jobs fez questão de que ele fosse embalado separadamente, em um compartimento próprio. O fato de forçar o usuário a desempacotar o mouse - a pegá-lo e conectá-lo – iria torná-lo um pouco menos estranho quando tivesse que usá-lo pela primeira vez. Até hoje, Jobs vem planejando cuidadosamente esta rotina de desempacotamento para cada um dos produtos da Apple. A embalagem do iMac foi projetada para tornar óbvio como conectar à máquina a internet, e recebeu uma  inserção de poliestireno especialmente desenhada para servir também como apoio para o fino manual de instruções.” (Kahney, 2008)
Porém como fenômeno ele sempre ficou relegado a um segundo plano, a exemplo, da abertura de presentes, a embalagem logo é rasgada e jogada fora. Hoje o UnBoxing é a confirmação e a continuidade do processo de comunicação da embalagem com o consumidor que se inicia no PDV (Ponto de Venda). Canal de comunicação esse que vem se desenvolvendo a longa data, com o aperfeiçoamento da embalagem como veículo de comunicação.
Nesse instante é que o UnBoxing se torna um fenômeno de alto interesse para a indústria, na fase de pós-venda, pois se os usuários publicam suas experiências de forma positiva sobre seus produtos na grande rede, essa é uma das melhores formas de marketing e de menor custo, da mesma forma que opiniões negativas podem ser desastrosas para seu produto. Com o UnBoxing o designer de embalagem tem mais uma oportunidade para captar o compromisso e o engajamento do consumidor com a marca e com o produto. Contudo, esse consumidor também têm uma expectativa e necessidade mais apurada em relação aos produtos consumidos. Os personagens privilegiados desse sistema, investem na produção de códigos que exigem verdadeiro investimento para o reconhecimento e fruição. O prazer se dá no detalhe, nas minúcias, verificadas por poucos, o luxo acontece pelas mãos do design, na sofisticação da tecnologia, hipermobilidade e na individualidade. Nesse nicho de mercado, “esta amplitude do relacionamento da marca com seus consumidores é vital. Trata-se, na verdade, de um importante traço do luxo contemporâneo... (Barreto, 2006)”
Hoje a Internet é acessível a mais de 15% da população de nosso planeta, estamos falando aqui de 1,1 bilhão de pessoas aproximadamente, parte dessa população à utilizada como meio de comunicação de grande potência e alcance, ou seja, através das comunidades virtuais, a internet atua como meio de encontro e formação de grupos sociais. Esses grupos e comunidades virtuais além de ser um ponto de encontro de usuários e consumidores de produtos e serviços, também, são formadores de opinião, a partir do momento que divulgam suas experiências com os produtos e serviços.
Assim, o UnBoxing como fenômeno, deve ganhar destaque no desenvolvimento dos projetos de embalagem, por poder afetar positivamente na relação do consumidor com o produto pois atua diretamente em vários dos fatores de persuasão, tais como: facilitando a decodificação das mensagens contidas na embalagem, filtrando ruídos que impedem a comunicação, atuando diretamente como ferramenta de feedback para o fabricante, facilitando a instalação e primeiro uso do produto, e atuando como fator de fidelização do cliente.

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