terça-feira, 12 de abril de 2011

Lançamentos - Smirnoff Caipiroska


Para descascar

Smirnoff Caipiroska

 “Excelente execução da JWT para promover as novas formulações da Smirnoff Caipiroska. Eles criaram um kit promocional onde as garrafas vinham enroladas com as texturas das frutas correspondentes (limão, maracujá e morango) e tinham de ser “descascadas”.”
As pessoas normalmente dizem caraca que legal, isso é coisa de gente “criativa”, de gente que fica na beira da praia pensando no que pode aprontar na próxima embalagem, bla bla bla...
Não gente, isso é coisa de profissional que estuda os produtos para os quais irá trabalhar, que busca entender os consumidores, suas necessidades e expectativas, suas hábitos e intenções no momento da compra.
Celso Negrão diz assim, nós “... devemos nos conscientizar que essa questão (o conhecimento do consumidor e seus hábitos) é vital para o desenvolvimento de uma embalagem. O comportamento do consumidor é aquele adotado pelas pessoas quando procuram, compram, usam ou avaliam produtos, serviços ou idéias.” (Negrão, 2008).
Conhecer ricamente o consumidor de seus produtos é o tipo de informação fundamental para se traçar a estratégia de design e comunicação de um produto, esse tipo de conhecimento agregado a estratégia de design significam uma maior possibilidade de influência e persuasão da embalagem junto ao consumidor, e por conseqüência um incremento no desempenho de vendas.
Como ferramenta de comunicação, visando à aproximação com o consumidor, pode-se utilizar grupos de referência (esportistas, personalidades de expressão, associações de classe, etc.) que tenham significado especial para o público alvo. Fatores pessoais, culturais, psicológicos, ambientais, étnicos, entre outros, influenciam na interface produto com o consumidor e por consequência interferem na escolha na hora da compra.
Nesse caso foi utilizada a ambientação, a ação. Descascar a fruta para fazer a caipiroska é uma das ações mais interessantes do processo, é a hora que se tem contato com a fruta, se verifica se a fruta esta fresca e boa para o consumo, se ela esta com aquele aroma... os caras tiveram a maior sacada, pode ter sido até ao lado da churrasqueira, ou então jogando totó ou pebolim, mas com certeza não foi por acaso.
Claro que é coisa de gente criativa sim, porém, existe muito trabalho e pensamento por trás dessa tal criatividade.
Design by: JWT

Nenhum comentário: